Fundação



História dos bombeiros de Salto



A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salto foi fundada no dia seis de Outubro de mil novecentos e oitenta e sete. Foi na perspectiva de instalar uma instituição de apoio e de socorro na Vila de Salto que, se associaram diversas pessoas, para a concretização dessa vontade.
A ideia da fundação de um Corpo de Bombeiros em Salto partiu do Prof. Orlando Alves que diligenciou contactos e apoios dentro e fora da localidade. A primeira pessoa que em Salto explanou esta ideia foi ao Dr. Delfim Castro, na altura médico em Salto, e que a ela aderiu de imediato.
Promoveu-se depois uma reunião com as gentes de Salto, de onde saiu uma Comissão Instaladora incumbida de dar seguimento a materialização da ideia de criar em Salto um Corpo de Bombeiros. Da Comissão Instaladora, desta faziam parte: o Dr. Delfim Manuel Sousa Correia e Castro, Prof. Manuel Orlando Fernandes Alves, Sr. António Venâncio Gonçalves Pereira Capelo, Sr. Mário Jesus Pereira, Sr. Domingos Fernandes, Sr. Henrique Fernandes Pereira da Mota, Sr. Constantino Fernandes, Sr. Manuel Fernandes do Gago, Sr. Domingos Tomás, Sr. Tito Augusto Alves Pereira e o Sr. Manuel Mota.
É com base neste núcleo que surge a Primeira Direcção da AHBVS, liderada pelo Dr. Delfim e consequentemente o Comando, com o Prof. Orlando como Comandante. Pessoa esta, que até então, tem sido o rosto do Corpo Activo e da AHBVS. De realçar que, apenas em Novembro de 1988 a AHBVS acolheu o sua primeira viatura de combate à Incêndios. Ao longo dos anos, foram muitas as pessoas que passaram nos órgãos sociais desta Associação, procurando, sempre contribuir positivamente para o seu desenvolvimento. Desde cedo, a promessa da criação de um espaço dedicado aos bombeiros, para que fosse possível responder adequadamente às necessidades das populações, ia se prolongando com o decorrer dos anos. A AHBVS esteve alojada na Casa do Capitão durante anos, e posteriormente numa garagem, onde se esperava que fosse uma passagem de pouca demora, contudo, tornou-se uma passagem longa e difícil. Surpreendentemente ou não, esta Associação procurou sempre, independentemente das suas instalações e dos meios, responder eficazmente a cada pedido.
Quem espera sempre alcança, e a promessa de uma casa, ganha expressão em Setembro de 2005, quando é lançada a primeira pedra para a tão esperada construção do quartel. Concertando o esforço das Direcções e do Comando, a casa para esta Associação, foi ganhando forma e torna-se cada vez mais uma realidade, até à sua total concretização, no dia 04 de Outubro de 2008.
O emblema da nossa Associação foi criado pelo Sr. Tito Augusto Alvares Pereira, o qual incorpora as armas dos bombeiros, as bolotas junto das árvores, Carvalhas, para simbolizar a vegetação característica da nossa região, bem como as espigas do centeio, a cruz de Avis, que simboliza o condestável, guerreiro e Santo Padroeiro que viveu na vila de Salto.
A AHBVS é o Corpo de Bombeiros mais jovem do distrito, contudo não podemos ignorar a realidade desta Associação, que ao longo dos anos procurou melhorar os meios humanos e físicos, deparando-se com inúmeras dificuldades que têm sido superadas com o esforço de todos. A verdade é que os tempos mudam, as necessidades alteram-se e as exigências aumentam, e não podemos deixar as nossas responsabilidades em mãos alheias. Pretendemos um serviço qualificado pleiteando na constante formação e especialização. Queremos estar próximos da sociedade, pretendemos estar cada vez mais junto da população.

Sem comentários: